Consultas, Saldos e Saques do FGTS

Consultas, Saldos e Saques do FGTS sofrem mudanças constantemente e com isso as pessoas precisam estar sempre se informando para ficar por dentro dessas mudanças.

Para fazer as consultas sites na internet podem ajudar bastante facilitando muito para as pessoas. O site utilizado é da Caixa Econômica Federal, nele é possível ver todos os relatórios e extratos do FGTS, sem precisar sair de cada. Esse site é bastante seguro, as pessoas podem pesquisar sem medo.

FGTS – O que é

O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço – FGTS criado pelo governo brasileiro é um beneficio que garante ao funcionário demitido um dinheiro para que ele possa com essa quantia se sustentar até conseguir outro emprego. O empregador disponibiliza uma chave de segurança que são números e com essa chave é possível sacar o FGTS.

O FGTS não pode ser sacado caso o funcionários seja mandado embora por justa causa ou peça conta do trabalho. Nesses dois casos o dinheiro fica guardado para que essa pessoa possa usar no caso de financiamentos.

Como o Funcionário Acumula o FGTS

Para acumular o FGTS é feito um depósito de oito por cento do salário do funcionário, essa porcentagem é obrigatória. Todo funcionário tem essa porcentagem retirada do salário para que seja efetuado o depósito. No caso de contratos de menor aprendiz o valor é de dois por cento.

FGTS – Quem tem Direito

O FGTS é direito de todos os trabalhadores que trabalham com carteira assinada pela empresa. É também direito de funcionários que possuem trabalho temporário.

Atletas profissionais, trabalhadores rurais também possuem o direito no FGTS. No caso de empregada doméstica é um pouco diferente, ela é quem decide por recolher ou não o FGTS. Na maioria das vezes elas optam por recolher, afinal é uma garantia para o futuro, caso elas não tenham mais emprego.

Novas Regras FGTS

Nesse ano de 2016 algumas mudanças foram anunciadas pelo presidente Temer com relação a retirada do FGTS. A liberação de saques do FGTS para contas inativas foi uma noticia que agradou muitas pessoas. Essa liberação foi feita para contas de até 2015, com isso todos que possuem conta inativa até essa data terão direito de retirar o FGTS.

Imagem de Amostra do You Tube

Temer tomou essa decisão com o intuito de reaquecer a economia do País, não haverá limite para o saque e nem mesmo um financiamento, o dinheiro poderá ser resgatado por completo. Esse saque poderá ser feito por pessoas que tiveram efetuada a rescisão de contrato e não irão mais ter o recolhimento. Os saques podem chegar a R$ 30 bilhões isso equivale a 0,5% do PIB – Produto Interno Bruto. Mais de 10, 2 milhões de trabalhadores irão poder sacar o FGTS.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Links Patrocinados
Categorias