O recadastramento Bolsa Família garante que você continue recebendo o benefício do programa. Sem riscos de perder o benefício para aqueles que realmente se encaixam nos requisitos, o recadastramento Bolsa Família é apenas uma atualização de dados pessoais e sociais de todos os participantes desse programa social.
Recadastramento Bolsa Família
Coordenado e organizado pelo Governo, o recadastramento é feito para atualizar a base de dados do programa de acordo com cada beneficiário.
Nas atualização de cadastros são feitos os cancelamento do CPF de membros do grupo familiar, atualização de um possível aumento de renda, mudança de endereço dos beneficiados, entre outras alterações que precisarem ser feitas.
Isso também assegura ao Governo que ninguém está sendo beneficiado irregularmente.
O Recadastramento Bolsa Família pode ser solicitado em dois tipos:
- Revisão Cadastral: solicitado aos usuários que tem informações cadastrais incompatíveis com os dados reais.
- Averiguação: solicitado aos usuários que não estão com problemas cadastrais, mas precisam atualizar suas informações para renovar o cadastro e assegurar que as informações continuam as mesmas.
O recadastramento é obrigatório para todos os usuários do programa e deve ser feito de acordo com a data estipulada, evitando o cancelamento do benefício.
Etapas do Recadastramento Bolsa Família
O recadastramento é dividido em duas etapas, sendo preferencialmente solicitados as pessoas com dados cadastrais que precisam ser atualizados urgentemente. São as etapas:
Etapa 1
Na primeira etapa é feita a convocação dos beneficiados pelo cadastro Bolsa família 2022. As famílias recebem a convocação através de cartas ou mensagens. Nelas constam informações sobre a urgência da atualização cadastral para evitar possíveis bloqueios e cancelamentos do benefício.
Nas informações da convocação também são determinados o tipo de recadastramento que deve ser feito, se será revisão ou averiguação dos dados cadastrais.
Uma forma de aviso para essa etapa de recadastramento é através do comprovante de pagamento emitido após o saque do seu benefício. Mostrará qual o tipo de cadastro que deverá ser feito.
Etapa 2
Esta etapa só é para as famílias que não recebem o benefício e que devem passar pelo processo de averiguação cadastral. Do mesmo modo, o comunicado chegará através de carta.
Recadastro – como realizar?
Você deve procurar o setor responsável pelo Bolsa Família 2022 de acordo com seu estado dentro do prazo estabelecido pelo Ministério do Desenvolvimento Social, o MDS. O recadastramento só poderá ser feito pelo responsável pela família segundo o cadastro.
Os documentos que devem ser pedidos para alguma alteração ou confirmação cadastral são:
- CPF, RG, Carteira de Trabalho, Certidão de Nascimento ou Certidão de Casamento de todos os membros da família cadastrados no programa;
- CPF ou título de eleitor do membro da família no qual o cartão está no nome – no caso de famílias de origem indígena ou quilombola, pode ser qualquer tipo de documento de identificação;
- Comprovante de residência (conta de luz ou de água);
- Comprovante de matrícula escolar das crianças cadastradas no programa;
- Número de telefone para contato
Você deve levar os documentos e apresenta-los ao atendente do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) para fazer as atualizações necessárias.