Para receber o abono salarial é preciso saber como tirar o número PIS para trabalhador. Inscrevendo-se no programa e garantindo direitos trabalhistas como este. Entenda nessa artigo como tirar o número PIS para trabalhador e todos os documentos necessários para esse procedimento!
O que é o PIS 2022?
O Programa de Integração Social (PIS) é um sistema provido do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), que visa incluir todos os trabalhadores da iniciativa privada considerados de baixa renda.
Quer dizer, aqueles que recebem até dois salários mínimos. A proposta inclusa na reforma da Previdência é que hajam novas regras PIS 2022 aceitando no programa apenas pessoas com rendimento inferior a dois salários.
O programa dá direito ao benefício do abono salarial, que funciona como um rendimento extra pago aos trabalhadores. Como uma forma de gratificá-los pelo período trabalhado.
Para ter direito ao recebimento anual do abono é necessário atuar na empresa por no mínimo 30 dias durante o ano base, isto é, ano anterior ao de início do calendário de pagamento do abono.
Quem deve tirar o número do PIS?
Os trabalhadores precisam atender a um perfil para solicitar a inscrição no programa, instituído por lei as definições sobre quem deve tirar o número do PIS.
Como já foi orientado, é necessário cumprir com as seguintes exigências:
- Possuir rendimento mensal de até 2 salários mínimos;
- Ter atuado dentro da empresa por no mínimo 30 dias.
Caso cumpra com esses requisitos, os dados do trabalhador serão inclusos na declaração de RAIS feita pela empresa. Um banco de informações sobre os funcionários com rendimento inferior ou igual a dois salários federais.
De acordo com o portal UOL, se for confirmada a mudança no rendimento mensal para concessão do abono. Pelo menos 23,4 milhões de trabalhadores perderão o direito ao benefício.
“O número corresponde a 91,5% do total de pessoas que hoje podem recebê-lo. O número é baseado em dados de 2017 informados pelas empresas ao antigo Ministério do Trabalho”, informa a reportagem.
Tirar PIS para trabalhador na Caixa
Um dos métodos mais utilizados, e eficientes de se inscrever no programa é tirar Caixa PIS 2022 para trabalhador na Caixa. Comparecendo até a agência mais próxima e procurando a gerência ou assistência de programas sociais.
No local será preciso solicitar a inserção dos seus dados, e requerer o Cartão Cidadão. Documento disponibilizado pela rede bancária e utilizado como método para concessão dos pagamentos.
Para comprovação do direito é preciso ter em mãos:
- RG;
- CPF;
- Carteira de trabalho;
- Declaração da empresa com nome inscrito no RAIS.
A própria empresa pode realizar esse processo, evitando que o funcionário tenha que comparecer presencialmente até o local. Neste caso, basta acessar a página de cadastro do NIS e informar os dados do trabalhador.
Como a empresa cadastra o trabalhador no PIS?
Além de acessar o site da Caixa, a empresa precisa ter o Certificado Digital. Funciona como um login no Portal do Cidadão, e que permite o acesso a diversas páginas do governo.
Para a empresa cadastrar o trabalhador no PIS, ela deve acessar o Conectividade Social. Escolher a opção “Caixa Postal”, em seguida “Nova Mensagem”, depois “Selecione o serviço”. E finalizar em “Envio de arquivo cadastro NIS”.
Onde fica registrado o número do PIS
O número do PIS é o mesmo do Número de Inscrição Social (NIS), e normalmente são semelhantes ao registro da carteira de trabalho. Logo, quando for incluso no programa o trabalhador poderá consultar a numeração no:
- Cartão Cidadão;
- Carteira de Internet;
- Site Cnis.